segunda-feira, 28 de março de 2016

A INTRADUÇÃO POÉTICA DE ADMMAURO GOMMES

(Ricardo Antônio Guerra da Silva)


A literatura brasileira é variada em estilos e tendências. O movimento modernista de 1922, em São Paulo, a chamada Semana de Arte Moderna, tinha como um dos objetivos “tragar” a cultura importada que “encharcava” todas as manifestações artísticas do país.

Portanto, a literatura brasileira contemporânea deixa como herança uma preocupação com os rumos da vida nacional, fiel à compleição e cultura do povo. Por isso, por seu acervo, conteúdo e qualidade editorial, a literatura brasileira tem lugar garantido entre as melhores do mundo.

Dentro desse panorama, pode-se incluir o poeta e cronista, Ademauro Mauricio Gomes, ou como é conhecido no universo das artes, Admmauro Gommes (com o “m” dobrado), com mais de trinta livros publicados. Em sua obra: INTRADUÇÃO POÉTICA, ele a inicia com a assertiva: "A poesia, este ser intraduzível, tem na sua essência algo de inclassificável. Por mais que alguém tente entendê-la, isto se apresentará revestido de uma indefinição imensa".

Com apenas esta assertiva poder-se-ia já de pronto entender todo o restante do conteúdo desta obra Intradução Poética, pois o autor define brilhantemente o que é Poesia, diferenciando-a do Poema e da arte de poetar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.