Atas de Reuniões

Atas de Reuniões - Biênio 2020/2022

REUNIÃO

CONTEÚDO DA ATA

DATA

Sessão Ordinária

1 - Inicio do processo de vacância das cadeiras:

08 (Acadêmico Joarish Teles in memorian)

10 (Acadêmico Elias Sabino in memorian)

19 (Acadêmico Inaldo Munis Ferreira submetido aos Artigos 3º e 4º do Estatuto da APLE).

 

2 – Avaliação do ‘PROGRAMA MOMENTO CULTURAL’ (espaço concebido na Rádio Cultura dos Palmares para a APLE – todos os sábados das 17h às 18h)

 - Pontos a serem avaliados: Modelo do programa / modo de custeio do programa / modo de captação de recursos para o custeio / registros de recursos recebidos para este fim.

 

3 - ORGANIZAÇÃO, CONFECÇÃO E LANÇAMENTO NO JORNAL DA APLE - Jornal periódico que será publicado a cada 03 (três) meses

 

4 – Viabilidade de Aquisição de um Caixa de Som – Amplificado com dois Microfones e pedestal para ser utilizado nas sessões presenciais.

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16/01/2021

RESUMO E CONCLUSÕES DA ATA DA PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA DA APLE 2021

REALIZADA NO DIA 16/01/2021.

 

1º Ponto da Pauta:

1-Até o final do ano de 2021 – Será iniciado o processo de criação do regimento interno, já visando a entrada dos futuros novos acadêmicos. O referido regimento deverá ser concluído antes do novo processo eleitoral para admissão de novos acadêmicos.

2-Até o final do ano de 2021 – será realizada uma comunicação oficial com ocupante da 19 cujo solicitando seu posicionamento quanto o desejo de permanência de ocupante da mesma. No sentido de colocar a referida cadeira em vacância ou não.

3-A realização da vacância das cadeiras dos acadêmicos falecidos será realizada após o preenchimento das duas últimas cadeiras.

2º Ponto da Pauta

1 – O novo formato do programa proposto com vinhetas e separação de quadros feita por efeitos visuais nas transmissões de vídeos ao vivo só será possível por meio de duas opções: – (se a transmissão fosse feita pela APLE) Teríamos que comprar/investir em um equipamento capaz de realizar esse trabalho além de contratar uma pessoa para operar esse equipamento, o que representaria um aumento no custo do programa de R$ 500,00 mensais para R$ 800,00 mensais); – (A rádio até poderia realizar esse formato – porém teriam que investir em equipamentos capazes de realizar o trabalho de transmissão, porém, no momento não é de interesse da rádio adquirir / implementar esse modelo, pensam nisso para o futuro) e acompanhamos o mesmo pensamento dos responsáveis pela rádio uma vez que já será trabalhoso para a APLE obter todo mês o recurso de R$ 500,00 para custear o espaço do programa na rádio.

- Já a ideia de separação de quadros por vinhetas sonoras é possível sem aumentar os custos, mas precisará de um certo tempo para ser aplicado à estrutura do programa, pois requer um planejamento de organização dos roteiros semanais. Já iniciamos esse diálogo com a direção da rádio para organizar o plano de aplicação dessa ideia.

2 – Criar uma comissão coordenadora para cuidar da organização do Programa da Rádio (Programa Momento Cultural) – prazo de 60 dias.

3 – Criar uma comissão de orçamento (captadora de recursos) que à principio servirá para o programa da rádio, mas, levará em sua pasta de responsabilidades a captação de recursos para outros projetos da APLE seja impressos ou digitais (incluindo palestras / cursos e etc) - prazo de 60 dias.

3º Ponto da Pauta

1 – Estará em construção a primeira edição do Jornal da APLE para ser apresentado na próxima sessão ordinária no sentido de ser colocado em votação a escolha do nome do jornal e seu formato: impresso ou digital.

4º Ponto da Pauta

1 – A viabilidade da compra de um caixa de som amplificado e microfones ficou para a próxima sessão.

INDICAÇÕES DE CONSIDERAÇÕES FINAIS:

1 – Foi indicado pelo acadêmico Ricardo Guerra a condecoração do ex-prefeito João Bezerra com a Comenda Ascenso Ferreira Mérito da Cultura e Educação; E indicado pela acadêmica Rute Costa a mesma condecoração para o professor Flávio Miranda – ambos indicados por seus relevantes apoios dados à APLE durante o processo de nascimento e desenvolvimento da entidade.

A)     As indicações serão submetidas ao processo de Protocolo de Condecorações (aprovado por unanimidade em sessão ordinária de 10/03/2020.) – após processo finalizado a previsão para a condecoração será no mês de maio (aniversário da APLE) conforme regras estatutárias.

2 – Foi indicada pelo acadêmico Luciano França e reforçado pelo acadêmico Arantes Gomes a condecoração da Acadêmica Socorro Durán como “Matriarca da APLE” –  por seus relevantes esforços em nome do bom funcionamento da entidade.

A)     A condecoração será realizada no mês de maio (aniversário da APLE).

 

3 – Foi indicado pelo acadêmico Ricardo Guerra que a Biblioteca da APLE receba o nome de (Biblioteca Elias Sabino) em homenagem a este grande baluarte da literatura palmarense de regional bem como grande vulto da APLE.

A)     Levando em consideração que já estamos com o planejamento da organização de todo acervo de livros da APLE e consequentemente a biblioteca – realizaremos a “inauguração” da mesma, batizando-a com o referido nome sugerido. A data prevista para realização do evento é para o final do ano.

OBS: Todos os eventos supracitados serão inclusos no calendário 2021 de eventos da APLE.

SESSÃO ORDINÁRIA RESUMO DA ATA:
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ATA DA SEGUNDA SESSÃO ORDINÁRIA DA ACADEMIA PALMARENSE DE LETRAS - 2021:

Aos treze dias do mês de março do ano de dois mil e vinte e um, às dezenove horas de trinta minutos, foi realizada via aplicativo de conferência de vídeo googlemeet, a segunda sessão ordinária da APLE - Academia Palmarense de Letras. Estiveram presentes os membros da diretoria executiva, o presidente da APLE Adriano de Souza Sales, a vice-presidente Rute Costa, a secretária Vanessa Ferreira, o orador Janilson Sales, o diretor de biblioteca Eduardo Menezes, o tesoureiro Célio Queiroz, os acadêmicos Luciano França, Marcos Carneiro, José Durán, Socorro Durán, José Rodrigues Zé Ripe, Paulo Profeta, Juarez Carlos, Marcos Meyer e João Ferreira Lover. O presidente Adriano de Souza Sales realizou a abertura da sessão dando as boas vindas aos acadêmicos presentes, ressaltando a importância da participação de todos e entrando em seguida na pauta que fora decidida na primeira sessão do ano contendo os seguintes pontos: aprovação dos nomes a receberem a condecoração na Comenda Ascenso Ferreira durante as festividades do sétimo aniversário da APLE, sendo eles, professor João Bezerra, professor Flávio Miranda e a acadêmica Socorro Durán como matriarca da Casa Ascenso Ferreira. No prosseguimento da reapresentação dos neo-comendadores, o presidente iniciou o processo de votação entre os acadêmicos presentes, tendo como resultado 14 ( quatorze) votos a favor e 01 (um) contra, ficando assim aprovadas as indicações para condecoração. Em prosseguimento o presidente fez a exposição do arquivo do primeiro boletim informativo da APLE que fora publico no mesmo dia para o conhecimento de todos. A avaliação do nome do boletim “O MELAÇO” como também do seu conteúdo informativo foi 100% (cem por cento) positiva – colocado em votação para que a sua publicação seja trimestral no formato digital para disponibilização nas plataformas digitais e redes sociais da APLE– foi aprovado por unanimidade. Não mais tendo o que discutir o presidente abriu a fala para todos presentes manifestarem suas considerações sobre a pauta e informes abertos. No uso da palavra o acadêmico José Durán proferiu elogios ao boletim informativo e sugeriu que no futuro sejam disponibilizadas versões impressas para os arquivos da APLE; no uso da palavra o acadêmico Paulo Profeta agradeceu a menção ao Instituto de Belas Artes Vale do Una no boletim informativo; no uso da palavra a acadêmica Socorro Durán manifestou seu agradecimento por usa condecoração como Matriarca da APLE; no uso da palavra o a secretária Vanessa Ferreira falou sobre a organização atual da secretaria que está seguindo todos os ritos de registros e catalogação dos documentos; não havendo mais manifestações o presidente deu por encerrada a sessão. Eu, Vanessa Ferreira, secretária da APLE e redatora desta dou fé da verdade, dato e assino a baixo.


 Palmares, 13 de março de 2021.


Vanessa Ferreira dos Santos.

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13/03/2021
SESSÃO ORDINÁRIA

RESUMO DA ATA

·         Andamento da Comissão para construção do Regimento Interno

OBS: Definição de uma nova agenda para os trabalhos da comissão. (DEFINIDA)

·         Publicação: Biografias dos Patronos da APLE.

OBS: Chama para participação de todos os acadêmicos no sentido de comprar dois ou mais exemplares para financiar a publicação. (INFORME REALIZADO)

·         Programa Momento Cultural: Dificuldades em manter o programa no ar / falta de patrocinadores / Proposta de Encerramento das atividades do programa.

OBS: Falta de participação da maioria dos acadêmicos. (APRESENTAÇÃO DA REAL SITUAÇÃO FINANCEIRA E SIMULAÇÕES DE PATROCÍNIO) (CONCLUSÃO DAS DISCUSSÕES TRANSFERIDA PARA A PRÓXIMA REUNIÃO)

·         Resultados das tentativas de aplicabilidades das propostas colocadas nas nossas primeiras reuniões de 2021. (amostragem de resultados em data show). (INFORME REALIZADO)

·         Prestação de Contas do Primeiro Semestre de 2021. (APROVADA)


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31/07/2021

4ª REUNIÃO ORDINÁRIA

RESUMO DA ATA  (LINK PARA DOWN LOAD) 

https://docs.google.com/document/d/1SEpDLj8R0y47cBsjN-mJcoQX_HPlH7F-/edit?usp=sharing&ouid=114900918073733539726&rtpof=true&sd=true





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Atas de Reuniões - Biênio 2018/2020

REUNIÃO
CONTEÚDO DA ATA
DATA
Extraordinária
Posse da nova diretoria da APLE -
02/07/2016
23ª Ordinária
Apresentação da biografia do patrono da cadeira 30 – Bispo Dom José Pereira Alves por Adriano Sales
02/08/2016
24ª
Ordinária
Decide sobre a implantação do fardão da APLE e Criação da Comenda Ascenso Ferreira.
11/10/2016
25ª
Ordinária
Jornada Cultural da UBE
05/11/2016
26ª
Ordinária
Condecoração dos primeiros comendadores da APLE
16/12/2016
27ª
Ordinária
Apresentação da biografia do patrono da cadeira 15 – Aloízio da Silva Fraga por Paulo Profeta
25/03/2017
28ª
Ordinária
Comemoração do 3º Aniversário da APLE
13/05/2017
29ª
Ordinária
Criação da Comenda Comandante Serveriano Lins da Fonseca; Apresentação da biografia do patrono da cadeira 11 – Pelópidas Soares por Eduardo Menezes / e lançamento do livro de Arantes Gomes: Diálogo em Prosa
10/06/2017
Extraordinária
(Itinerante)


6ª Assembleia Geral
Inauguração da sala Comandante Severiano Primo da Fonseca Lins no Museu do II Comando da Aeronáutica, na cidade do Recife e condecoração dos novos comendadores da APLE com a comenda Comandante Severiano Primo da Fonseca Lins

Revogação do Art. 9º, Prágrafo 1, Insiso I, do Estatuto da APLE.

31/07/2017





15/08/2017
Extraordinária
(Itinerante)
Condecoração do Sr. José Edvaldo Batista – Mestre Zuza Artesão na cidade de Tracunhaém
04/09/2017
30ª
Ordinária
Homenagem ao centenário de Hermilo Borba Filho e posse do acadêmico Marcos Carneiro
08/07/2017
Extraordinária
Finalização do processo eleitoral da cadeira nº 32, cuja a candidata é a professora e escritora Conceição Ramos e inicialização do processo eleitoral da cadeira nº 33, cujo o candidato é o compositor, poeta e escritor Zé Ripe.
31/10/2017
Extraordinária
Trata da Definição da data de posse da nova acadêmica (no mês de Dezembro); Fechamento do processo eleitoral de Zé Ripe; Confraternização de final de ano da APLE e Pré-Agenda para 2018.
27/11/2017
Extraordinária
1 - Atualizações sobre o andamento da produção da nossa Primeira Antologia; 2- Planejamento para o evento de lançamento da antologia; 3- "Reorganização" do nosso calendário de eventos. Aprovação da agenda fixa anual da APLE.
24/04/2018

31
Ordinária
4º Aniversário da APLE
09/05/2018

32
Ordinária
(Festiva)
Lançamento da Primeira Antologia da APLE
06/06/2018
10ª
Extraordinária
Resolução de questões administrativas internas
28/06/2018

33ª
Ordinária
(Festiva)
Solenidade de Posse da nova Diretoria Executiva e Lançamento do livro da Acadêmica Conceição Ramos
20/11/2018


11ª
Extraordinária
Definição da Agenda da APLE /2019;
Informes sobre a nova organização financeira da Tesouraria;
Início das indicações de nomes para vacância de novas cadeiras da APLE;
Assuntos administrativos internos.
12/02/2019

34ª
Ordinária
(Itinerante)
Reunião/visita na residência do acadêmico Ricardo Guerra em Jaqueira-PE.
Sarau poético em homenagem às produções literárias dos acadêmicos da APLE.
23/03/2019
12º
Extraordinária
Planejamento para o evento de 5º Aniversário da APLE e Abertura de Edital para vacância de novas cadeiras
18/04/2019
35ª
Ordinária
(Festiva)
Grande Sarau e apresentação musical dos acadêmicos da APLE em comemoração ao 5º Aniversário da APLE.
09/05/2019
13º
Extraordinária

 Prestação de Contas da tesouraria – Exercício de Jan/Dez-2019; Proposta de Agenda para o ano de 2019; Lançamento da 2ª Antologia da APLE (para maio de 2020 – Aniversário da APLE)
(preparação do edital / composição da comissão organizadora ); Organização da Confraternização da APLE/2019
03/12/2019









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