Em destaque, da esquerda para a direita - O Poeta cordelista Janilson Sales, a Poeta Jussara Koury, o Poeta cordelista e performático Meca Moreno e a Coordenadora do Espaço Pasárgada, Juliana Albuquerque
Semana do Cordelista movimenta
o Espaço Pasárgada!
O Espaço Pasárgada, na Rua da União, na casa em que nasceu e morou o Poeta Manuel Bandeira, foi palco de Cultura e de Arte com feira, sarau e oficinas de Literatura Popular, nos dias 17, 18 e 19 deste mês de novembro, tudo aconteceu por conta da celebração especial dedicada à Literatura de Cordel.
A Semana do Cordelista, organizada pela diretora do espaço, Juliana Albuquerque, reuniu autores, leitores, educadores e amantes da cultura popular em uma programação diversa, composta por feira de livros, sarau e oficinas.
Atendendo ao convite da direção, o Coletivo Cordeluna marcou presença na feira literária, representando a força da produção cordelística da região.
Participaram do encontro os cordelistas Janilson Sales – acadêmico da Academia Palmarense de Letras - APLE, Severino Pedro (de Bezerros) e José Gonçalves (de Maraial), que levaram ao público suas obras, dialogaram com visitantes e compartilharam experiências sobre o fazer poético e a importância de se preservar a tradição desse gênero poético.
A programação contou também com a presença de nomes expressivos da cultura popular, como o mestre Meca Moreno, referência no universo das artes tradicionais, e o artista Davi Teixeira, que abrilhantaram o evento. O escritor Nildo Barbosa também marcou presença, ampliando o diálogo com a literatura pernambucana contemporânea e suas múltiplas narrativas.
Outro destaque da Semana do Cordelista foi a participação da estimada escritora Jussara Koury – também da APLE, cuja presença reforçou a pluralidade do encontro e evidenciou a valorização de diferentes vozes literárias dentro do Espaço Pasárgada.
Entre trocas, declamações e novas conexões, o Cordeluna e a Academia Palmarense de Letras (APLE) celebraram o momento cultural como uma oportunidade ímpar para fortalecer a literatura de cordel e aproximá-la de novos públicos.
Em destaque - Os Poetas cordelistas José Gonçalves e Davi Teixeira
Com a curadoria sensível de Juliana Albuquerque, a Semana do Cordelista reafirmou o Espaço Pasárgada como território de memória, afeto e resistência poética, mantendo viva a chama da cultura popular e do legado literário nordestino.
Clique nas fotos para ampliá-las
Nenhum comentário:
Postar um comentário