sábado, 13 de agosto de 2016

APLE – Bem Representada



A acadêmica Sylvia Beltrão esteve em evento cultural em Palmares, na Escola Municipal Assis Ribeiro como componente da mesa de jurado de um concurso de poesia.

Por Sylvia Beltrão

Tive a honra de ser convidada pela Escola Municipal Assis Ribeiro (Palmares/PE), para fazer parte da mesa de jurados, de um concurso de poesia. Os concorrentes eram crianças. Isso dificulta bastante o meu papel como jurada, porque a minha vontade foi de sair dando nota máxima para todas elas. E as razões são tantas! Eu fui testemunha do amor imenso que elas nutrem pela literatura.
Declamaram de forma maravilhosa, como gente grande, como quem entende do assunto, mas com aquele encantamento típico que ninguém consegue roubar das crianças. Tive o privilégio de ver uma menina, que deve ter uns dez anos apenas e já é uma poetisa feita, pronta para desbravar o mundo literário. Uma poetisa de alto quilate que coloca muito letrado no chinelo. Isso me enche de um orgulho bom. Um evento rápido, de poucas horas, mas que provou o tamanho do empenho profissional dos professores dessa Escola.
Não é fácil tirar verso de criança, analisei com cuidado os poemas e só tenho maravilhas a dizer: seja na criação poética, na estrutura do poema, no sentido dele, na desenvoltura das declamações. Tudo lindo e muito bem organizado. Um dos requisitos era falar sobre a cidade deles e eu posso garantir que vi Palmares em versos com muita nitidez. Só não entendo por qual razão os professores agradeceram tanto a minha participação, na verdade eu devo agradecer a honra desse convite, pois esse é o tipo de evento que eu pagaria para participar. Recebam meus aplausos mais uma vez. Vocês deram um verdadeiro show!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.