sábado, 20 de setembro de 2025

NOITE DE SÁBADO (19/9), NO TEATRO CINEMA APOLO, MARCA 1º TRIBUTO AO POETA JUAREIZ CORREYA!

NOITE DE SÁBADO (19/9), NO TEATRO CINEMA APOLO, MARCA 1º TRIBUTO AO POETA JUAREIZ CORREYA!

    Sob as luzes reverentes do histórico Teatro Cinema Apolo, o coração cultural dos Palmares, Pernambuco, bateu mais forte numa noite dedicada à memória e à poesia. O palco, testemunha de tantas narrativas, acolheu um tributo tão especial quanto necessário: a homenagem ao poeta palmarense Juareiz Correya, um filho ilustre cuja voz ecoa eternamente na alma da Mata Sul pernambucana.

Momento em que José Terra recebe do Presidente da APLE, Vilmar Carvalho, o troféu Juareiz Correya

Encabeçando a cerimônia com orgulho, emoção e um profundo senso de missão cumprida, esteve seu filho, o também poeta José Terra. Foi ele quem conduziu a audiência por uma jornada afetiva através da vida e da vasta contribuição cultural de seu pai, transformando o evento em um verdadeiro encontro de gerações, unidas pelo fio dourado da palavra poética.

 

Momento intimista em que o Poeta José Terra fala sobre seu pai e convida os amigos para falarem de suas relações com o poeta Juareiz Correya

A plateia era um reflexo do legado de Juareiz: estavam presentes parentes como a Gabi e o Messias(ambos sobrinha e sobrinho, respectivamente do poeta), amigos pessoais, que compartilharam histórias e anedotas carregadas de saudade; os membros da Academia Palmarense de Letras - APLE, reconhecendo-o como um pilar fundamental da literatura local, fizeram cada qual uma leitura do livro “Americanto, amar América & Outros Poemas”, livro símbolo da poética de resistência, do amor à vida do homenageado da noite; os jovens estudantes do Ginásio Municipal, a mesma escola que moldou os primeiros anos do homenageado, em um símbolo potente de continuidade; e os acadêmicos da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (FAMASUL), estudantes do Curso de Licenciatura Plena em Letras – 1º e 2º períodos, representando o futuro e a importância acadêmica de sua obra. Junto a eles, admiradores e amantes da poesia completavam o cenário, provando que a arte de Juareiz Correya permanece viva e pulsante.

 

A importância de Juareiz Correya para Palmares e para toda a Mata Sul é imensurável. Ele foi muito mais que um poeta; foi um catalisador cultural, um visionário que entendia o poder da arte como alicerce identitário. Sua contribuição mais tangível e duradoura foi a fundação da “Fundação Casa de Cultura Hermílo Borba Filho”, um espaço que se tornou o epicentro da produção e difusão artística na região. Esta casa não é feita apenas de tijolos, mas de sonhos, versos, telas e cantorias, um verdadeiro santuário que abriga e fortalece a cultura popular e erudita do Sul pernambucano, perpetuando um legado que começou com a coragem de Juareiz Correya e de seu idealismo.

O GRUCALP Esteve presente nessa homenagem, com os atores representando Telles Júnior e Mãe Bete, esposa de Telles

Através de sua poesia, ele capturou a essência da terra, os cheiros, as cores, as lutas e as alegrias do povo da Mata Sul. Sua obra é um documento sensível e poderoso que traduz em versos a alma palmarense, do home e da mulher na perspectiva de suas sensualidades, garantindo que suas histórias não se percam no tempo.

 
O Poeta Tony Antunes ladeado por Guarany (à esquerda) e José Terra (à direita), ambos filhos de Juareiz Correya com livro "Americanto, amar América"

O tributo no Teatro Apolo foi, portanto, muito mais que uma simples homenagem. Foi um reencontro com a própria história dos Palmares, um reconhecimento coletivo de que a semente plantada por Juareiz Correya floresceu frondosa. Foi a confirmação de que sua voz, longe de calar-se, continua a inspirar, educar e emocionar, ecoando desde a Fundação da Casa de Cultura que idealizou até os corações de todos que tiveram o privilégio de ler de ouvir seus versos. Uma noite para lembrar que um poeta nunca morre enquanto sua palavra for lida, recitada e amada.

 
O Presidente da APLE, dizendo um dos poemas do homenageado

Na ocasião, o Presidente a APLE, Vilmar Carvalho entregou ao filho do homenageado, em saudosa memória, um troféu com o nome “Juareiz Correya”, pela passagem deste que marca a futura trajetória da memória, em Tributo, a esse que permanecerá vivo na memória cultural da Terra dos Poetas – Palmares, Pernambuco!


ABAIXO, TEMOS IMAGENS DO EVENTO, CLIQUE, AMPLIE E VEJA MEHOR





































Nenhum comentário:

Postar um comentário