sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

NOITE SIMPLES E DE HOMENAGENS, NA CONFRATERNIZAÇÃO DA ACADEMIA PALMARENSE DE LETRAS – APLE!

 
NOITE SIMPLES E DE HOMENAGENS, 

NA CONFRATERNIZAÇÃO DA

ACADEMIA PALMARENSE DE LETRAS – APLE!


Na noite desse dia 26 de dezembro, ocorreu a Reunião de Confraternização da Academia Palmarense de Letra - APLE, no espaço da Biblioteca Pública Municipal Fenelon Barreto. A abertura ficou por conta da nossa confreira Conceição Ramos, que é a nossa oradora oficial. Estiveram presentes, além dos acadêmicos, os convidados e alguns membros da nossa sociedade que contribuíram neste ano de 2025 para o processo de desenvolvimento Cultural da nossa cidade dos Palmares, em eventos como a 4ª FLIARP 2025. Esses personagens receberam de nossa Instituição das Letras um certificado que lhes atribui um destaque de relevância, cada qual na sua área de atuação, seja como produtores, desenvolvedores ou simplesmente colaboradores para que todo os objetivos de incrementação a Arte Plástica, da Literatura, do Teatro e da Música pudessem ser exitosamente divulgado, planejado e posto em ação ante a sociedade palmarense e da Mata Sul do estado.

A ideia do certificado partiu do nosso Presidente da Academia Palmarense de Letras – Poeta e Historiador, o Professor Vilmar Carvalho que, de pronto recebeu o apoio dos nobres pares da Academia. O reconhecimento por intermédio de uma certificação visa fortalecer as ações da APLE no cenário artístico e Cultural não apenas em Palmares, mas também em toda Região da Mata Sul pernambucana.


Nesse sentido, assim se expressa o nosso Presidente: “A APLE instituiu o Certificado Jaorish Teles para homenagear os trabalhadores da cultura dos Palmares e região da Mata Sul. Os projetos, espetáculos e eventos culturais somente acontecem porque de uma gama de profissionais das mais variadas áreas. Nos bastidores do teatro, na estruturação dos eventos e espetáculos, na divulgação midiática, na criação da identidade visual dos projetos de cultura, na produção das artes plásticas e artesanal, na produção audiovisual, musical, editorial, transporte e segurança, os profissionais da cultura são essenciais.”


Antes da entrega aos homenageados Vilmar Carvalho leu a Biografia do Jaorish Teles (In memoriam) e ressaltou a importância deste no cenário cultural dos Palmares e Região à frente do Grupo Cultural dos Palmares – GRUCALP, legado este recebido do seu pai o Patrono da Cadeira 8, ocupada a gora pelo Poeta Tony Antunes.


Vale ressaltar que os homenageados tiveram, pelas suas relevâncias, a indicação da digníssima Secretária de Educação, a Professora Elizângela Neves, que vendo neste processo a oportunidade de agradecer a essas pessoas a importância delas nesse trabalho em prol da Cultura e da Grandeza do nosso município.


             
   

            
           

Pela Ordem Alfabética, receberam a Certificação Jaorish Teles os seguintes homenageados:


1º - Celso Gomes de Andrade, pela montagem da infraestrutura do 4º Festiva do Livro da Mata Sul (da Educação Municipal);

2º - Cícero Nonato Rodrigues da Silva (Poeta Nonato Barakah), Pela gestão de projetos culturais em Palmares (FCCHBF);

3º - Flávio Sérgio Gomes Rufino, pela oferta de Arte Educação com o barro (Mestre artesão);

4º - Marcílio Tadeu Duarte Pereira, pela identidade visual e decoração do 4º Festiva do Livro da Mata Sul (da Educação Municipal)

5º - Maria José da Silva Filha, pela presença e apoio colaborativo aos eventos culturais na Biblioteca Fenelon Barreto; 

6º - Miriam Rodrigues da Silva (Atriz), pela resistência cultural do GRUCALP e manutenção da memória de Jaorish Telles.







Após as certificações, o presidente abriu os microfones para que os nobres acadêmicos participassem todos de um Recital de Poemas. Ele foi o primeiro a dizer seu poema de maneia descontraída, puxando também mais alguns dos presentes como os Poetas Luciano França, Paulo Profeta, Pica-pau, Nonato Barakah, Jussara Koury, Tony Antunes e Miriam - atriz e Presidente do GUCALP. O encontro foi finalizado em clima de confraternização, com um momento de interação entre os participantes, regado de boas comidas e excelentes bebidas.


A APLE também editará, nos próximos anos, os Certificados:


  1. Genésio Cavalcanti (Trabalhadores da Saúde e Ecologia);
  2. Elias Sabino ( Trabalhadores da Justiça e Direitos Humanos);
  3. João Constantino (Trabalhadores dos Serviços Educacionais e da inclusão social).


A forma de manter viva o legado dos Acadêmicos in memoriam, ao tempo que prestigia os profissionais de diversas áreas da ação social, cultural e educacional, com notória contribuição e serviços prestados à comunidade local e regional.

____________________________________XXX_______________________________ 

ABAIXO, OS CERTIFICADOS E MAIS ALGUMAS FOTOS DO MOMENTO,

CLIQUE NELAS PARA AMPLIÁ-LA!




                              
    

         


                         

       


           



       


              


           



             


  



         



              


  


  


                 



                         


 

               



          



     





FIM



Nenhum comentário:

Postar um comentário